Um passeio por Napa Valley

0 No tags Permalink 0

A Andrea Fernandes, uma amiga, vai para a Califórnia em março e me pediu algumas dicas de vinícolas para conhecer por lá. Eu nunca visitei vinícolas na Califórnia e conheço apenas São Francisco e um pouco da costa ao sul até a cidade de Carmel, que eu recomendo que conheçam.

Para ajudar a Andrea fiz uma pesquisa em um dos meus livros preferidos sobre regiões produtoras: Guia Ilustrado Zahar: Vinhos do Mundo Todo.

Quando se fala em Califórnia, logo se pensa no Napa Valley e realmente por ali pode-se fazer um bom tour vinícola. Os primeiros plantadores de vinhas na região foram os Espanhois, por volta de 1770. Napa é a região mais badalada e tem forte produção de Cabernet Sauvignon, com qualidade próxima de Bordeaux na França. Já Sonoma County tem uma variedade de cepas e com clima diversificado, tem muito a oferecer, mas vou me concentrar em Napa. Napa Vallley fica na costa Norte de São Francisco.

A primeira recomendação é o Beaulieu Vineyards, fundado pelo francês George Latour em 1899. O Telefone é 707 967 5230 e fica no endereço 1960 St Helena Hwy; Rutherford, Califórnia. Coordenadas Google Maps: http://goo.gl/maps/iBVNG

 

Beringer, fica no 2000 Main St, St Helena, Califórnia. Fone 707 9634812. Vinícola antiga e tradicional de 1880. Ed Sbragia é o principal vinhedo da Beringer. Eles possuem Sauvignons Blanc magníficos. Já tomei espumantes muito bons da Beringer. Google Maps: http://goo.gl/maps/kLeHd

 

Robert Mondavi.

Um grande produtor da região e uma das melhores visitas, segundo o Guia Zahar. Foi Mondavi que criou o estilo Fumé Blanc de Sauvignon Blanc, envelhecido em carvalho.

7801 St Helena Hwy Oakville, Califórnia. Fone: 707 226 1395. Google Maps: http://goo.gl/maps/lofLX

 

 

Antes de continuar oferecendo vinícolas para conhecer, vamos colocar aqui a lista perfeita de vinhos da região publicada pelo Guia Zahar. Uma lista dos sonhos:

 

1. Araújo Cabernet Sauvignon

2. Beringer Private Reserve Merlot

3. Chateau Jean Merlot

4. Cline Ancient Vines Mourvèdre

5. Frog’s Leap Zinfandel

6. Joseph Phelps Viognier

7. Kenwood Sonoma Sauvignon Blanc

8. Marimar Torres Chardonnay

9. McDowell Valley Vineyards Reserve Syrah

10. Navarro Riesling

11. Roederer Estate Brut

12. Spottwoode Cabernet Sauvignon.

 

Por ultimo, caso gostem de passeios de trem, podem optar pelo tour do Trem do Napa Valley. O jeito mais comodo e fácil de percorrer o vale de Napa, são 3 horas de viagem, sem paradas e com degustações a bordo. www.winetrain.com

A foto do topo é Robert Mondavi.

TheCompleteNapaExperience2

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *